Passar para o conteúdo principal

Publicações e media

Certal, C., & Neiva, N. (2021). Importância da psicoterapia no ajustamento psicológico e global face à pandemia SARS-CoV-2/COVID-19 na população portuguesa: Exploração de preditores e mediadores nas diferentes etapas de vida. Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Associação Científica Internacional de Psicopedagogia (ACIP), Universidade da Corunha e Universidade do Minho.

Certal, C., & Medeiros, M. (2021). Impact of the HBM psychotherapeutic model on anxiety disorder: A case study. Advances in Social Sciences Research Journal, 8(3), 35–44.

Certal, C., & Domingues, C. (2020). Impacto do Modelo Psicoterapêutico HBM na perturbação de ansiedade generalizada. Atas do 13.º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Universidade da Beira Interior.

Certal, C., & Oliveira, C. (2018). Intervenção psicoterapêutica HBM: O impacto do modelo na perturbação de pânico. Psicologia, Saúde & Doenças, 19(3), 653–668.

Certal, C., et al. (2018). The impact of sleep in fibromyalgia: An exploratory study. Journal of Psychology and Clinical Psychiatry, 9(5), 456–459. MedCrave.

Certal, C. (2018). Anguish… the pain of death: Predictors of suicidal ideation. Journal of Psychology and Clinical Psychiatry, 9(4), 366–367. MedCrave.

Certal, C., Oliveira, J., & Domingues, C. (2017). Impact of the human behaviour map psychotherapeutic model in depressive disorder. Psychreg Journal of Psychology, 1(2), 52–59.

Certal, C., & Vilaça, T. (2017). Potencialidades da metodologia IVAM na educação pelos pares em prevenção primária do VIH/SIDA. In T. Vilaça, C. Rossi, & C. Ribeiro (Eds.), Investigação na formação e práticas docentes na educação em sexualidade: Contributos para a igualdade de género, saúde e sustentabilidade. Universidade do Minho, Instituto de Educação, CIEC.

Certal, C. (2017). Que mãe sou eu? A melhor que posso ser: O impacto da depressão materna na saúde mental dos filhos. MaisMaisMedicina.

Oliveira, J., & Certal, C. (2016). Impacto do Modelo Psicoterapêutico HBM na perturbação depressiva. Em Atas do 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses (pp. 118–124). Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Vilaça, T., & Certal, C. (2016). Identifying influential youths for effective peer education on HIV/AIDS prevention with the use of information and communication technologies. XVII IOSTE Symposium – Science and Technology Education for a Peaceful and Equitable World. Universidade do Minho, CIEC.

Certal, C. (2015). Educação pelos pares para a sustentabilidade sociocultural: Uma investigação centrada na prevenção do VIH/Sida em alunos/as do 8.º ano de escolaridade. Tese de Doutoramento, Universidade do Minho. RepositoriUM.

Certal, C. (2013). Educação não-formal e sucesso académico de crianças e jovens pertencentes a minorias étnicas: Análise de 3 anos de implementação de um projeto de intervenção social. In O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Universidade do Minho.

Certal, C. (2013, março 26). Educação não-formal e sucesso académico de crianças e jovens pertencentes a minorias étnicas. Comunicação apresentada no I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Certal, C. (2012, março 5). Projeto Geração Tecla: Uma referência para a inclusão social. Comunicação apresentada no Seminário Internacional Ciganos Portugueses: Olhares plurais e novos desafios numa sociedade em transição, FLUP, Porto, Portugal.

Comunicação em Braga (2010) – sem ligação disponível
Certal, C. (2010, outubro 25). Caracterização sociodemográfica da etnia cigana do Concelho de Braga. Comunicação apresentada a convite da Alta-Comissária para o Diálogo Intercultural e Imigração, Braga, Portugal.

Revista Psicoglobal – PDF do artigo
Certal, C. (2007). O impacto do suporte social e dos estilos de coping sobre a perceção subjetiva de bem-estar e qualidade de vida em doentes com lúpus. Revista Psicoglobal – Psicologia.com.pt: O Portal dos Psicólogos, (128).

Boletim da Rede Social do Concelho de Braga – página de documentos
Certal, C. (2007). Sistema Itinerante Brag@brinca: Um projeto comunitário. Boletim da Rede Social do Concelho de Braga, 5(5), 10–15. Câmara Municipal de Braga.