Passar para o conteúdo principal

Dicas para desenvolver a Resiliência

Braços erguidos ao céu com uma algema aberta, simbolizando liberdade, superação e resiliência diante das adversidades.

“Se caíres 7 vezes, levanta-te 8” (provérbio chinês)

É exatamente esta capacidade de lidar com as adversidades que nos permite levantar 8 vezes, 80 vezes, infindáveis vezes.

Resiliência.

Trata-se da capacidade de adaptação à mudança, flexibilidade, superação de obstáculos ou resistência à pressão perante situações adversas. Quem possui um grau elevado de resiliência supera mais facilmente experiências negativas, reorganiza-se para responder a alterações, persistindo, adaptando-se ou transformando-se. Tem tendência a focar-se na solução, agindo invés de se focar tendencialmente no problema, cuja resolução muitas vezes está fora do seu controlo.

Como é que a resiliência nos pode ajudar a ter uma vida com mais qualidade num mundo acelerado e em constante mudança?

Mais cedo ou mais tarde, todos lidamos com momentos difíceis, períodos de incerteza e volatilidade, dias menos bons, perdas. Então de que forma a resiliência nos pode ajudar a ultrapassar as adversidades que vão surgindo ao longo da nossa vida?

Na verdade, não são as adversidades em si que determinam a história das nossas vidas, mas sim a reação a essas mesmas adversidades. A forma como lidamos perante as adversidades é que poderá fazer uma grande diferença na nossa qualidade de vida.

Má notícia: a resiliência não é uma caraterística que se ganhe ou se compre em qualquer lado.

Boa notícia: a resiliência faz parte daquilo que somos, e como qualquer outra caraterística, desenvolve-se, trabalha-se e constrói-se ao longo da vida. Procurando desenvolver de forma consistente pensamentos, emoções e comportamentos mais resilientes.

Dicas para desenvolver e aumentar a resiliência

  1. Aceitar que a mudança e a incerteza fazem parte da vida;

    O passado está lá atrás, o amanhã é uma incógnita. Aceitar a imprevisibilidade ajuda-nos a surfar as ondas da vida.

  2. Mantenha-se flexível

    As pessoas resilientes sabem que enfrentarão desafios em diferentes momentos da sua vida e desta forma serão capazes de ajustar os seus objetivos e adaptarem-se às novas circunstâncias.

  3. Ressignifica as experiências

    É difícil muitas vezes superar experiências negativas, sobretudo se forem de grande intensidade, no entanto é fundamental que se concentre nas lições positivas que poderá retirar dessa experiência.

  4. Ter uma atitude positiva mas realista

    Manter o foco na solução e não no problema é meio caminho andado para aumentar e melhorar a sua resiliência e não se deixar paralisar pela negatividade e pessimismo.

    Diversos estudos comprovam que pessoas com mentalidade negativa tendem a desistir de objetivos nos momentos de maior exigência emocional, por sua vez, as pessoas com mentalidade positiva tendem a resolver os seus problemas e desafios de uma forma mais eficaz. No entanto é importante que essa positividade seja realista e sustentada o que não significa ver o mundo cor-de-rosa, mas sim treinar a sua atitude para extrair o que de positivo lhe traz esse momento ou situação.

  5. Alimentar relações positivas

    Nutrir relacionamentos saudáveis com amigos e familiares, manter uma rede de suporte social positiva é um fator protetor e promotor de saúde mental e resiliência.

  6. Liberte a tensão

    Procure alternativas para expressar as emoções e, desta forma, aliviar a tensão que está a sentir nos momentos críticos.

  7. Acredite em si mesma/o

    As pessoas resilientes tendem a ter uma consciência objetiva das suas forças, focando-se naquilo em que são boas e eficientes para enfrentar os desafios da vida.

    Foque-se naquilo em que é bom e use isso a seu favor.

  8. Sorria

    O riso provoca a libertação de hormonas (serotonina e endorfinas), produzindo uma agradável sensação de bem-estar, tornando-se um facilitador na ressignificação de experiências. Na medida em que não é o que nos acontece que define como nos sentimos, mas sim a perceção que temos sobre esse acontecimento. Ora se eu sentir determinada situação de uma forma mais leve e descontraída tenderei a perspetivá-la de uma forma menos catastrófica e permanente.

  9. Proatividade

    Enfrentando os problemas e as circunstâncias difíceis e agindo. Se o problema parecer demasiado complexo ou grandioso poderá ser eficaz subdividi-lo em objetivos mais pequenos ou micro-metas.

  10. Tempo e prática

    A alteração de caraterísticas ou traços de personalidade é possível, mas como em tudo na vida, requer tempo, prática, consistência, tentativa e erro.