Prolongar as férias, por mais uns dias, seria fantástico para a grande maioria de nós, estou certa!
Só que não.
Elas são finitas e voltar às rotinas também é importante, caso contrário como sentiríamos tanto prazer e satisfação durante o período de férias se ele não fosse diferente dos restantes dias?
Então vamos fazer isto da forma mais leve e tranquila possível!
Deixo-te aqui algumas dicas que poderão facilitar o regresso à rotina:
Organiza a tua casa
Deves estar-te a perguntar, mas afinal o que tem a ver a organização da casa com as férias, se até vou estar fora dela? Tudo. O ambiente e harmonia da nossa casa tem muita influência no nosso estado de espírito. Deixar a casa previamente organizada e limpa vai-te dar um conforto muito maior na hora de regressares e abrires a porta da tua casa.
Planeia o regresso
Da mesma forma que planeaste as férias, também o regresso às rotinas, trabalho, escola devem ser planeados e preparados com antecedência. Se possível, regressa de férias 2 ou 3 dias antes da data de início do teu trabalho ou escola. Desta forma tens tempo de adaptação para voltares a entrar numa rotina de sono com os horários habituais, ajustares novamente a tua alimentação e pores em ordem a roupa que usaste no período de férias.
Define uma lista de prioridades
Naturalmente nos dias logo após o fim das férias, o nível de concentração ainda não está no seu melhor e terás muitos assuntos para pôr em dia. Não vais abrir todos os emails que terás à tua espera se eles não forem realmente urgentes e prioritários (caso contrário 2 dias após o regresso já estavas prontinha/o para férias outra vez com níveis de stress e pressão muito elevados).
Organiza a tua agenda e define prioridades, analisa as tarefas em função da importância e urgência. Divide as tarefas em 4 eixos: urgente e prioritário (é por aqui que deverás começar), urgente mas pouco importante, não urgente mas importante (estas tarefas podem esperar um pouquinho mais) e não urgente nem importante (delega-as). Desta forma conseguirás cumprir as tuas obrigações sem criares um nível de tensão elevado.
Mantém uma atitude positiva
É o segredo para tudo! É olhar para o copo meio cheio ao invés de só ver o copo meio vazio. Concentra-te no que viveste de bom no período de férias em vez do quanto estás a perder por já não estares de férias.
Divide o ano em partes
Um dos pensamentos mais difíceis no pós-férias é fazer as contas e perceber que demorará 1 ano a termos novamente um período de férias mais longo.
O truque aqui é criares objetivos ou metas mais curtas, dividindo o ano em função dos próximos feriados, veres quantos fins-de-semana prolongados poderás ter ou períodos de férias mais curtos ao longo do ano.
Sê feliz sempre, de férias ou a trabalhar, a tua vida é o aqui e o agora!